D  

rm_wayana2005 44F
18 posts
6/24/2005 10:16 pm

Last Read:
3/5/2006 9:27 pm

D


Tenho 26 anos e tive poucas relações sexuais, ou melhor, tentativas de relações sexuais. Fico relaxada durante a transa, porém, sinto dores fortes e a penetração não é concretizada. Isto é normal? Já procurei médicos ginecologistas e eles só pedem pra eu relaxar... Ajudem-me antes que eu perca toda minha juventude em busca de prazer...



Resposta: A dor que ocorre durante a relação sexual pode ser causada por vários fatores. Na maioria das vezes, ela está relacionada ao lado psicológico. Não se sentir à vontade com o parceiro, não encarar o sexo como algo prazeroso ou ter um sentimento de culpa durante o ato pode acarretar este desconforto na relação.

Mas também existem causas com nomes desconhecidos pela maioria das mulheres. Uma delas é o vaginismo: uma contração muscular involuntária e não percebida pela mulher que dificulta ou impede a penetração do pênis. "Como não há um relaxamento da musculatura, a vagina fica estreita e a mulher sente dor e queimação durante as tentativas de penetração", alerta o médico Celso Marzano, especialista em terapia sexual. É uma reação de defesa, instintiva e de fundo psicológico.

Este grande desconforto durante o ato sexual também pode ter outro nome: dispareunia. Você pode sentir desde uma irritação até dor intensa o que impede a penetração. A ausência de lubrificação é um dos principais motivos. Às vezes, a relação sexual pode estar acontecendo antes de um nível de excitação ideal e isto dificulta a entrada do pênis.

Infecções vaginais também provocam dor na relação sexual, portanto, não hesite em procurar ajuda de um profissional especializado e, se seu corpo estiver em ordem, converse muito com seu parceiro, pois, juntos, descobrirão, aos poucos, o caminho das pedras.

SAIBA MAIS:

Vaginismo
A mulher que sofre de vaginismo, geralmente, desconhece por completo a anatomia de seus órgãos genitais. Neste caso, a informação é a melhor terapia. Aprender a identificar e examinar seu corpo é fundamental. Com isto, vários medos já são solucionados. O espelho poder ser um importante aliado. Não tenha medo de se olhar. Examine-se e descubra o seu corpo. Conte também com a participação do seu parceiro neste processo de tratamento. A terapia sexual individual e a orientação conjunta do casal são as melhores armas para solucionar este problema.

Dispareunia
Homens e mulheres podem sofrer de dispareunia. A dor sentida durante a relação sexual pode ser causada por:
· Alterações anatômicas dos órgãos genitais. Ex: inflamações vaginais ou penianas, aderências após cirurgias abdominais, etc.
· Fatores psicológicos. Ex: falta de interesse sexual, ausência de envolvimento afetivo com o parceiro, ansiedade quanto ao desempenho, etc.
A dispareunia pode causar desde uma simples irritação até uma dor intensa. As infecções vaginais que provocam corrimentos e ardor também podem determinar este desconforto durante a relação. A alteração do PH vaginal é uma das causas de infecções genitais. Evite fazer lavagens internas nos órgãos sexuais. Durante o banho, a água e o sabonete são suficientes para a higiene do local.

Wayana Alves

Become a member to create a blog